Arquivos 1º Congresso




 "Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres."
(R. Luxembugo)


I Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down dá visibilidade à causa e emociona platéia






“Se não está bem para a pessoa com deficiência, não está bem para ninguém”, máxima defendida pelo vereador Clécio Luís (PSOL-AP), que participou na última sexta-feira (16) da abertura I Congresso sobre Síndrome de Down do Amapá. Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) “pessoas com deficiência não precisam de favores, mas de políticas públicas; não devem ser motivo de pena, mas de direitos assegurados”.
O Congresso foi construído com esforço de 30 pessoas lideradas pela professora Marinalva Oliveira, mãe de Gabriel, com Síndrome de Down, e coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da Unifap. Com estudos sobre mecanismos de inclusão com autonomia e com liberdade, o NEC foi contemplado no rol de emendas do senador Randolfe, com R$ 500 mil para projetos de tecnologias sociais e assistivas.
A procura por inscrições para o Congresso, por parte de pais e professores, foi tamanha que as 450 vagas foram logo preenchidas. “Há uma invisibilidade social sobre as pessoas com Síndrome de Down”, disse Marinalva. Por essa razão o Congresso cumpre o papel de “oportunizar aos pais e profissionais de educação e saúde um espaço de discussão e troca de experiências”.
Os organizadores do Congresso também têm a intenção de criar uma associação de apoio às pessoas com a síndrome. Os interessados em participar devem procurar o grupo no bloco K da Unifap, onde está sendo elaborada uma proposta de estatuto. No dia 19 de março, essa proposta será apreciada pelo coletivo do Congresso. LEIA MAIS EM http://www.correaneto.com.br/site/?p=22873

       Dia 16/03/2012 (sexta-feira)       

TARDE
14h às 17h: Recepção e Credenciamento

17h30min: Apresentação Musical

18h: Solenidade de Abertura

18h30min: Palestra “Sons e Gestos que alfabetizam – estratégia multissensorial para facilitar a alfabetização de crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizagem”- Msc. Adriana Alcântara Teixeira

20h: Debate

21h30min: Encerramento
Local: Teatro das Bacabeiras

           Dia 17/03/2012 (sábado)           



MANHÃ
08h30min: Palestra “Projeto Roma – uma abordagem inclusiva para a educação”. Fábio Adiron

09h30min: Debate

10h30min: Desafios para Implantação de uma Política de Educação Inclusiva“Uma análise em nível nacional, estadual e municipal” (NEC/UNIFAP; SINSEPEAP; DIEES/SEMED) Maria do Carmo Lobato – Msc. em Desenvolvimento Regional; Cleidenira Vieira – Mestranda em Desenvolvimento regional.
Local: Auditório Multiuso da UNIFAP

12h-14h30min: Almoço

TARDE
14h30min-17h30min: Workshop “Projeto Roma – pensando a prática”- Fábio Adiron
Local: Auditório 2 do Departamento de Recursos Humanos- DRH/ UNIFAP

14h30min-17h30min: Workshop “Sons e Gestos que alfabetizam – estratégia multissensorial para facilitar a alfabetização de crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizagem”- Msc. Adriana Alcântara Teixeira
Local: Auditório da Biblioteca da UNIFAP

14h30min-17h30min: Curso “A Tecnologia Assistiva como ferramenta no processo de alfabetização da criança com síndrome de Down” -Rosinete Rodrigues – Msc.em Desenvolvimento Regional e integrante do Grupo de Pesquisa do NEC/UNIFAP e Zeildes Paiva- Mestranda do PPGDR e Terapeuta Ocupacional; Adriana de Oliveira Freitas – Fonoaudióloga.
Local: Auditório da Reitoria/ UNIFAP

15h-18h: Roda de conversa com pais e profissionais da saúde que trabalham e atendem pessoas com síndrome de Down- Dr. ZanMustacchi
Local: Auditório 1 do Departamento de Recursos Humanos- DRH/ UNIFAP

            18/03/2012 (domingo)            

MANHÃ
9h-10h30min: Palestra“Avanços Científicos e Tratamento na síndrome de Down: Novas Perspectivas”- Dr. Zan Mustacchi

10h30min: Intervalo

10h45min: Debate com Dr. Zan Mustacchi
Local: Auditório Multiuso da UNIFAP

12h-14h: Almoço

TARDE
14h-15h: Palestra“O papel da neurologia no desenvolvimento intelectual da pessoa com síndrome de Down: aspectos como atenção e memória e uso de medicamentos” - Dr. Dorimar dos Santos Barbosa - Diretor do CRM-AP .

15h-15h45min: Debate

15h45min: Intervalo

16h-17h30min: Mesa Redonda“Pesquisas sobre inclusão escolar de crianças com síndrome de Down no Amapá: fatos e perspectivas” (NEC/UNIFAP)

17h30min- 18h15min: Debate

18h15min-18h30min: Intervalo

18h30min: Apresentação de Comunicação Científica e Experiência em Debate (trabalhos inscritos no Congresso)
Local: Auditório Multiuso da UNIFAP

          19/03/2012 (segunda-feira)         

MANHÃ
09h: Plenária para criação da Associação e eleição da Diretoria provisória

11h30min: Encerramento
Local: Auditório da Reitoria/UNIFAP

_________________________________________________
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
           ......   18/03/2012  ......            
HORÁRIO: 16h às18h

Obs: Serão 10min de apresentação oral.
__________________________________________________________

GRUPO 01 -  (16h - 16h30min)
ÁREA DE CONHECIMENTO: INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

COORDENAÇÃO: MARCIA MARIA DOS SANTOS (Especialista em Educação especial, Profa. da Ed. Básica e do AEE/SEMED)

1. A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O JOGO COMO MEDIADOR INSTRUMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. (João de Lima Marques; Joseane Nunes Salheb; Marinalva S. Oliveira)
[Clique aqui para visualizar este RESUMO - 1]


2. CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM VERBAL PARA O DESENVOVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN (Diana dos Santos A. Ferreira; Marinalva S. Oliveira). Área de conhecimento: Inclusão escolar de pessoas com síndrome de Down.
[Clique aqui para visualizar este RESUMO - 2]


3. APRENDENDO COLABORATIVAMENTE A MEDIAR O ENSINO DO ALUNO/A COM SÍNDROME DE DOWN: PESQUISA-AÇÃO COM OS PROFESSORES DA CLASSE REGULAR. (Rosinete dos Santos Rodrigues; Marinalva S. Oliveira). Área de Conhecimento: Inclusão Escolar. De crianças com síndrome de Down.
[Clique aqui para visualizar este RESUMO - 3]
__________________________________________________________
GRUPO 02 - (16h30min - 17h)

ÁREA DE CONHECIMENTO: INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN


4.  A INTERAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA SALA DE AULA (Vanessa Nágela da Cunha;Thereza Izabela Pereira Gomes; Rosiane Santos Trindade). Área de Conhecimento: Inclusão escolar de pessoas com síndrome de Down
[Clique aqui para visualizar este RESUMO - 4]


5....TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO MEDIADOR INSTRUMENTAL POTENCIALIZANDO O APRENDIZADO DA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN (RAFAEL P. LIMA; MARINALVA S. OLIVEIRA). Área de conhecimento: inclusão escolar de crianças com síndrome de Down.
[Clique aqui para visualizar este RESUMO - 5]


6. A ADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO DA SALA DE AULA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN (Zeildes Pereira de Paiva; Marinalva Silva Oliveira). Área de Conhecimento: Inclusão escolar de crianças com síndrome de Down.
[Clique aqui para visualizar este RESUMO - 6]

_______________________________________________________________
GRUPO 03 (17min- 17h30min) 

ÁREA DE CONHECIMENTO: POLÍTICA, DIREITO E SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN


7. OS REFLEXOS DAS POLÍTICAS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES PARA MEDIAR CONHECIMENTOS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (Maria do Carmo L. DA Silva; Geovane Tavares dos Santos; Marinalva S. OLIVEIRA). Área de Conhecimento: Política, Legislação e síndrome de Down.
[Clique aqui para visualizar este RESUMO - 7]   


8. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN (Welem dos Santos Pacheco; Marinalva Silva Oliveira)
[Clique aqui para visualizar este RESUMO - 8]


9. ESTIGMAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: DESAFIOS PARA A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN (Geovane Tavares dos Santos; Marinalva Silva Oliveira)
[Clique aqui para visualizar este RESUMO - 9]


DEBATE DE TODAS AS APRESENTAÇÕES (17h30min às 18h)

18h ATIVIDADE CULTURAL
_____________________________________________________________________


 
Para participar do I CONGRESSO AMAPAENSE SOBRE SÍNDROME DE DOWN: INCLUSÃO ESCOLAR, SAÚDE E DIREITOS DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN deve-se fazer a inscrição via internet pelo site blog congressoamapaensesindromededown.blogspot.com. Solicita-se especial atenção no preenchimento de todos os campos obrigatórios do formulário.

A participação no evento envolve três categorias:

- Participante

- Apresentação de Trabalhos ou Relatos de Experiências

- Workshop, Curso ou Roda de Conversa


Inscrições Participante

1) As inscrições para participação no Congresso serão realizadas via internet através do endereço eletrônico congressoamapaensesindromededown.blogspot.com e presencial nos endereços descritos abaixo:

2) Para as inscrições via internet os interessados deverão:
  • Baixar e preencher a ficha de inscrição;

  • Fazer o pagamento da taxa de inscrição e encaminhar o número do depósito;

  • Todos os itens citados acima devem ser encaminhados para o email congressosdap.inscricao@gmail.com  até o dia 07/03/2012.

  • Os inscritos deverão apresentar esses documentos no ato do credenciamento a ser realizado no dia 16/03 das 14 ás 17 horas no hall do Teatro das Bacabeiras.

  • Quando se tratar de estudante deve encaminhar cópia do atestado de matrícula;

3) O pagamento da taxa de inscrição, realizada pela internet, deverá ser efetuado via depósito bancário/Banco do Brasil, Ag. 2801-0  C/C: 27119-5 nome Marinalva Silva Oliveira, até o dia 07/03/2012. Nos casos de inscrição presencial a taxa deverá ser paga no ato da inscrição, em se tratando de estudantes, os mesmos devem apresentar atestado de matrícula.

4) Os pais, de crianças com síndrome de Down que estudam na rede pública de ensino, estão isentos da taxa de inscrição. Mas, os mesmos precisam realizar todos os procedimentos de inscrição presencial.
________________________________________________________________________________
FICHAS DE INSCRIÇÃO

  FICHA DE INSCRIÇÃO CATEGORIA PARTICIPANTE

 FICHA DE INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO TRABALHOS
_______________________________________________________________________________

Valores para inscrição




.



IMPORTANTE


As inscrições realizadas para participação no l Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down, não garantem a participação nos Workshops, Curso ou Roda de Conversa, pois para essas programações há um número reduzido de participantes, e os interessados que estiverem inscritos no congresso, deverão efetuar uma inscrição que será, somente, via presencial.


Inscrições de Trabalhos ou Relatos de Experiências                               (Prorrogado)

As inscrições para apresentação de Comunicação Científica (Trabalhos) ou Relatos de Experiências profissionais, tendo como sujeitos pessoas com síndrome de Down, devem seguir as normas estabelecidas pelo Congresso (VER ANEXO I), serão realizadas via internet no endereço eletrônico congressoamapaensesindromededown.blogspot.com e presencial nos endereços indicados no quadro abaixo no período de 23/01/2012 a 29/02/2012.
   

2)  Nos casos de inscrição via internet, os resumos em qualquer das modalidades previstas, devem ser encaminhados junto com a ficha de inscrição preenchida e número do depósito (pagamento) para o endereço congressodap01@gmail.com Nos casos de inscrição presencial, os resumos em meio digital e em papel e a taxa de pagamento devem ser entregues no ato da inscrição.     


3) O pagamento da taxa de inscrição via internet segue o indicado no item 3 das “inscrições participante”.  

Inscrições Workshop, Curso ou Roda de Conversa ...........................................

ATENÇÃO:
Os Workshops, Curso e Roda de Conversas ocorrerão ao mesmo tempo. Logo, só é possível a inscrição em um único evento.

Público Alvo:
• Coordenadores pedagógicos e professores que estejam atuando em escolas públicas ou privadas;
• Gestores municipal e estadual.

Pré- requisito para participação neste evento:
• Assistir à palestra “Projeto Roma - uma abordagem inclusiva para a educação”. Fábio Adiron




Público Alvo:
• Professores que atuam na alfabetização de crianças com síndrome de Down.

Pré- requisito para participação neste evento:
• Assistir à palestra “Sons e Gestos que alfabetizam - estratégia multissensorial para facilitar a alfabetização de crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizagem". MSc. Adriana Alcântara Teixeira.



Público Alvo:
• Coordenadores pedagógicos e professores que estejam atuando em escolas públicas ou privadas;
• Gestores municipal e estadual.


Público Alvo:
• Pai ou mãe de crianças com síndrome de Down;
• Profissionais da área de saúde: Pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais que atuam e/ou atendem crianças com síndrome de Down.

_______________________________________________________________________________

1)  As inscrições para participação no Workshop, Curso ou Roda de Conversa serão realizadas somente presencial no período de 06/02/2012 a 07/03/2012, das 14 ás 17 horas, na Universidade Federal do Amapá, Bloco I (bloco de Pós-graduação); Núcleo de Educação e Cultura. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, anexar a mesma a declaração da escola em que trabalha (no caso de professores e coordenadores pedagógicos), entregar no endereço citado acima e pagar o valor da taxa de inscrição.

2) Essas inscrições serão limitadas, caso a procura seja maior do que a oferta de vagas será feita uma lista de reserva e se algum participante, por algum motivo de força maior, seja impedido de estar presente na data do evento, será dado a preferência aos que estiverem na lista de reserva.

3) Os participantes que optarem em inscrever-se na lista reserva, também deverão preencher ficha de inscrição (PARTICIPANTE), anexar a mesma a declaração da escola em que trabalha (no caso de professores e coordenadores pedagógicos) entregar no endereço citado acima e pagar o valor da taxa de inscrição.

4) Em caso de desistência ou impedimento na participação do Workshop, Curso ou Rodada de conversa, o participante deverá entrar em contato com a comissão organizadora do evento pelos telefones (96) 9164-6022/ 9173-1432 ou pelo email: dianaregina_w@hotmail.com / wellem.pacheco@hotmail.com  no prazo máximo de 72h que antecedem o evento e informar a desistência. Somente nesses casos haverá devolução do valor pago na inscrição.
_____________________________________________________________________________
Maiores informações:
Telefones: (96) 9173-1432/ (96) 9164- 6022
            wellem.pacheco@hotmail.com
_________________________________________________
 _____________________________________________________________________

COMO PARTICIPAR
 
Para participar do I CONGRESSO AMAPAENSE SOBRE SÍNDROME DE DOWN: INCLUSÃO ESCOLAR, SAÚDE E DIREITOS DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN deve-se fazer a inscrição via internet pelo site blog congressoamapaensesindromededown.blogspot.com. Solicita-se especial atenção no preenchimento de todos os campos obrigatórios do formulário.

A participação no evento envolve três categorias:

- Participante

- Apresentação de Trabalhos ou Relatos de Experiências

- Workshop, Curso ou Roda de Conversa


Inscrições Participante

1) As inscrições para participação no Congresso serão realizadas via internet através do endereço eletrônico congressoamapaensesindromededown.blogspot.com e presencial nos endereços descritos abaixo:

2) Para as inscrições via internet os interessados deverão:
  • Baixar e preencher a ficha de inscrição;

  • Fazer o pagamento da taxa de inscrição e encaminhar o número do depósito;

  • Todos os itens citados acima devem ser encaminhados para o email congressosdap.inscricao@gmail.com  até o dia 07/03/2012.

  • Os inscritos deverão apresentar esses documentos no ato do credenciamento a ser realizado no dia 16/03 das 14 ás 17 horas no hall do Teatro das Bacabeiras.

  • Quando se tratar de estudante deve encaminhar cópia do atestado de matrícula;

3) O pagamento da taxa de inscrição, realizada pela internet, deverá ser efetuado via depósito bancário/Banco do Brasil, Ag. 2801-0  C/C: 27119-5 nome Marinalva Silva Oliveira, até o dia 07/03/2012. Nos casos de inscrição presencial a taxa deverá ser paga no ato da inscrição, em se tratando de estudantes, os mesmos devem apresentar atestado de matrícula.

4) Os pais, de crianças com síndrome de Down que estudam na rede pública de ensino, estão isentos da taxa de inscrição. Mas, os mesmos precisam realizar todos os procedimentos de inscrição presencial.
________________________________________________________________________________
FICHAS DE INSCRIÇÃO

  FICHA DE INSCRIÇÃO CATEGORIA PARTICIPANTE

 FICHA DE INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO TRABALHOS
_______________________________________________________________________________

Valores para inscrição




.



IMPORTANTE


As inscrições realizadas para participação no l Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down, não garantem a participação nos Workshops, Curso ou Roda de Conversa, pois para essas programações há um número reduzido de participantes, e os interessados que estiverem inscritos no congresso, deverão efetuar uma inscrição que será, somente, via presencial.


Inscrições de Trabalhos ou Relatos de Experiências                               (Prorrogado)

As inscrições para apresentação de Comunicação Científica (Trabalhos) ou Relatos de Experiências profissionais, tendo como sujeitos pessoas com síndrome de Down, devem seguir as normas estabelecidas pelo Congresso (VER ANEXO I), serão realizadas via internet no endereço eletrônico congressoamapaensesindromededown.blogspot.com e presencial nos endereços indicados no quadro abaixo no período de 23/01/2012 a 29/02/2012.
   

2)  Nos casos de inscrição via internet, os resumos em qualquer das modalidades previstas, devem ser encaminhados junto com a ficha de inscrição preenchida e número do depósito (pagamento) para o endereço congressodap01@gmail.com Nos casos de inscrição presencial, os resumos em meio digital e em papel e a taxa de pagamento devem ser entregues no ato da inscrição.     


3) O pagamento da taxa de inscrição via internet segue o indicado no item 3 das “inscrições participante”.  

Inscrições Workshop, Curso ou Roda de Conversa ...........................................

ATENÇÃO:
Os Workshops, Curso e Roda de Conversas ocorrerão ao mesmo tempo. Logo, só é possível a inscrição em um único evento.

Público Alvo:
• Coordenadores pedagógicos e professores que estejam atuando em escolas públicas ou privadas;
• Gestores municipal e estadual.

Pré- requisito para participação neste evento:
• Assistir à palestra “Projeto Roma - uma abordagem inclusiva para a educação”. Fábio Adiron




Público Alvo:
• Professores que atuam na alfabetização de crianças com síndrome de Down.

Pré- requisito para participação neste evento:
• Assistir à palestra “Sons e Gestos que alfabetizam - estratégia multissensorial para facilitar a alfabetização de crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizagem". MSc. Adriana Alcântara Teixeira.



Público Alvo:
• Coordenadores pedagógicos e professores que estejam atuando em escolas públicas ou privadas;
• Gestores municipal e estadual.


Público Alvo:
• Pai ou mãe de crianças com síndrome de Down;
• Profissionais da área de saúde: Pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais que atuam e/ou atendem crianças com síndrome de Down.

_______________________________________________________________________________

1)  As inscrições para participação no Workshop, Curso ou Roda de Conversa serão realizadas somente presencial no período de 06/02/2012 a 07/03/2012, das 14 ás 17 horas, na Universidade Federal do Amapá, Bloco I (bloco de Pós-graduação); Núcleo de Educação e Cultura. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, anexar a mesma a declaração da escola em que trabalha (no caso de professores e coordenadores pedagógicos), entregar no endereço citado acima e pagar o valor da taxa de inscrição.

2) Essas inscrições serão limitadas, caso a procura seja maior do que a oferta de vagas será feita uma lista de reserva e se algum participante, por algum motivo de força maior, seja impedido de estar presente na data do evento, será dado a preferência aos que estiverem na lista de reserva.

3) Os participantes que optarem em inscrever-se na lista reserva, também deverão preencher ficha de inscrição (PARTICIPANTE), anexar a mesma a declaração da escola em que trabalha (no caso de professores e coordenadores pedagógicos) entregar no endereço citado acima e pagar o valor da taxa de inscrição.

4) Em caso de desistência ou impedimento na participação do Workshop, Curso ou Rodada de conversa, o participante deverá entrar em contato com a comissão organizadora do evento pelos telefones (96) 9164-6022/ 9173-1432 ou pelo email: dianaregina_w@hotmail.com / wellem.pacheco@hotmail.com  no prazo máximo de 72h que antecedem o evento e informar a desistência. Somente nesses casos haverá devolução do valor pago na inscrição.
_____________________________________________________________________________
Maiores informações:
Telefones: (96) 9173-1432/ (96) 9164- 6022
          wellem.pacheco@hotmail.com
_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário